Segundo informado pelo governo de Mato Grosso, nesta terça (08), por meio de reunião com Ministério da Saúde, a vacina que imuniza o novo coronavírus tem a previsão de ser autorizada no final do mês de fevereiro de 2021. Isso deve ajudar na retomada da economia no ano que vem.
As medidas de contenção da pandemia afetaram diversos setores econômicos, conforme noticiado no decorrer do ano pelo MT Econômico.
Com a vacina contra a covid-19, o processo de liberação total das atividades será feita de forma mais efetiva, pois embora o comércio já tenha sido liberado e algumas indústrias também, ainda existe um certo medo da população em sair de casa para fazer compras, e isso afeta o faturamento das empresas, em especial as lojas físicas e indústrias que abastecem os produtos.
Segundo o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca está em fase final de testes e deve ter a documentação para o registro finalizada e protocolada ainda neste mês de dezembro.
Mato Grosso é um dos estados que menos sofreu impacto econômico em relação aos demais integrantes da federação. Conforme noticiado anteriormente pelo MT Econômico aqui houve um aumento da arrecadação nos cofres do governo estadual este ano, decorrente de ações de austeridade de controle de gastos, aumento na produção do agronegócio, revisão de incentivos fiscais, maior fiscalização da sonegação de impostos e flexibilização de atividades econômicas.
Vacina
Está previsto o recebimento de 100 milhões de doses até junho de 2021. No segundo semestre, serão mais 160 milhões de doses, um total de 260 milhões de doses até final de 2021.
A princípio serão vacinados grupos de risco e profissionais da saúde e na sequência os demais brasileiros que tiverem interesse em se imunizar de forma voluntária.
Leia mais: PIB registra forte elevação no terceiro trimestre, mas desemprego ainda é alto no Brasil